domingo, 29 de março de 2009

Frango com Pequi

Ingredientes:
- 1 frango caipira cortado em pedaços
- 1 colher de café de açafrão
- 1 dente de alho
- 1 dúzia e 1/2 de pequis sem casca
- 1 cebola média em rodelas
- Coentro picado
- Sal

Acompanhamento:
- 6 espigas de milho debulhadas
- 1 cebola média em rodelas
- Coentro picado
- Pimenta calabresa a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:
Tempere os pedaços do frango com sal e pimenta-do-reino, horas antes de iniciar a receita. Deixe na geladeira até pegar gosto. Numa panela grande, coloque um pouco de óleo, um dente de alho amassado e o açafrão. Dissolva-os. Acrescente os pedados do frango. Mexa até dourar.

Em outra panela, refogue o milho. Despeje um pouco de água quente e abafe. Coloque sal, pimenta-do-reino e pimenta calabresa a gosto. Por último, a cebola em rodelas e o coentro picado. Desligue a panela do milho.

Quando o frango estiver dourado, coloque os pequis. Não mexa muito para que os frutos não endureçam. Depois, cubra o frango com água quente para que termine o cozimento. Quando a água secar, despeje a cebola em rodelas e o coentro picado.

Cuidado!
Se você morder o caroço, ficará com a boca cheia de espinhos. O jeito certo de comer o pequi é roendo.

terça-feira, 24 de março de 2009

Bolinho de Arroz

Bolo de arroz:
Apreciado também no Mato Grosso do Sul (onde são enformados em latas vazias de sardinha), é também tradicional na pequena cidade goiana, vendido no mercado, pelas doceiras (por encomenda) ou servido no café da manhã dos hotéis e pousadas. É feito basicamente com fubá de arroz, açúcar, ovos, óleo ou banha de porco.

Ingredientes:
- 1 kg de açúcar
- 2 xícaras de chá de água
- 1 kg de fubá de arroz (creme de arroz)
- 2 xícaras de chá de manteiga
- 8 ovos batidos
- 2 colheres de sopa de fermento em pó
- 1 xícara de batata ou abóbora cozida e espremida
- Canela em pó
- Erva-doce

Modo de preparo:
Numa panela, coloque o açúcar e a água e leve ao fogo mexendo somente até dissolver. Deixe ferver por 5 minutos, apague o fogo e deixe esfriar por 10 minutos. Enquanto isso, numa tigela, coloque o creme de arroz. Derreta a manteiga e jogue-a quente sobre o creme de arroz. Mexa bem e acrescente os ovos, o fermento, a batata e as especiarias. Misture bem e depois acrescente a calda de açúcar mexendo até ficar homogêneo. Cubra a vasilha e deixe crescer de véspera. Na manhã do dia seguinte, coloque a massa em forminhas de brevidade untadas, deixando um espaço de mais ou menos 0,5 cm da borda, e leve para assar em forno quente (200º), preaquecido até que esteja dourado e que, espetando um palito no centro, este saia seco.

Rendimento:
120 unidades

domingo, 22 de março de 2009

Arroz com pequi

Ingredientes:
1/4 de xícara de chá de óleo ou banha de porco
1/2 litro de pequi lavado
2 dentes de alho espremidos
1 cebola grande picada
2 xícaras de chá de arroz
4 xícaras de chá de água quente
Sal a gosto
Pimenta-de-cheiro ou Malagueta a gosto
Salsinha, cebolinha picada a gosto

Modo de preparo:
Coloque o pequi no óleo ou gordura fria (se usar o fruto inteiro, não é preciso cortar, mas cuidado com o caroço). Acrescente o alho e a cebola e deixe refogar em fogo baixo, mexendo sempre com uma colher de pau para não grudar na panela, e respingue um pouco de água quando for necessário. Quando o pequi já estiver macio e a água secado, acrescente o arroz e deixe fritar um pouco. Junte a água e o sal. Quando o arroz estiver quase pronto, coloque a pimenta-de-cheiro ou malagueta a gosto. Na hora de servir, polvilhe o arroz com salsa e cebolinha e um pouco de pimenta.

Observação:
Para esta receita, não utilize panela de ferro, pois a fruta fica preta.

Curiosidade:
O pequi (Caryocar brasiliensis) é uma árvore de baixo porte nativa do cerrado. O fruto, substancial e gorduroso, é utilizado tradicionalmente na culinária do Centro-Oeste em pratos como arroz com pequi e frango com pequi. Da polpa, extrai-se um óleo empregado para frituras, como condimento e na fabricação do licor.

Rendimento: 6 porções

Pamonha Salgada

A pamonha é a comida mais interessantes e comum de se encontrar em qualquer cidade do Goiás, tanto que as vezes brinco que se pode medir o tamanho da cidade pelo número de pamonharias.

Aprenda a preparar a pamonha salgada, uma receita típica de Goiás.

Ingredientes: (Para fazer 80 pamonhas)
120 espigas de milho de tamanho médio
2 litros de óleo quente
1 xícara de pimenta verde amassada
2 xícaras de cebolinha verde
10 colheres de sal
1 queijo fresco grande
2 quilos de lingüiça de porco.

Modo de preparo:
É simples o preparo da massa. Depois de ralar o milho, passe a massa em uma peneira. Ela fica mais fina. Escalde a massa com óleo quente. A massa não pode ficar gordurosa. Acrescente a pimenta e a cebolinha verde e misture. Adicione o sal. Depois de colocar a massa nos copinhos formados com a palha, é hora de por o recheio. O queijo é cortado em pedaços pequenos e a lingüiça já deve estar frita. Pamonhas amarradas, elas estão prontas para ir ao fogo na água fervente. Depois de 40 minutos, em fogo alto, a pamonha salgada goiana está pronta.

Empadão Goiano

O empadão é goiano, mas já é um prato nacionalmente conhecido e uma das receitas consideradas típicas do Brasil mais divulgadas em sites de outros países. O portal português Sabores da Lusofonia vai incluí-lo entre as 15 receitas brasileiras disponíveis e o portal italiano Cook Around vai dar a receita na seção de cozinha brasiliana. O escritor Bariani Ortêncio, em seu livro Cozinha Goiana, vai descrever nove diferentes receitas de empadão. E assim vai. De um empadão para outro, há variações principalmente nos ingredientes do recheio, com a retirada de uns e inclusão de outros.

Empadão Goiano em Goiás

Ingredientes para a Massa

-4 xícaras de chá de farinha de trigo
-3 ovos
-½ xícara de chá de óleo
-sal a gosto
-1 colher de chá de fermento em pó
-2 colheres de sopa de banha

Ingredientes para o Recheio
-300 g de frango cozido e desfiado
-2 lingüiças cozidas cortadas em pedaços
-150 g de queijo Minas em cubos
-150 g de guariroba
-50 gramas de azeitonas
-1 dente de alho amassado
-1 cebola picada
-sal e pimenta a gosto
-250 ml de caldo de frango

Modo de Preparo Para a massa:
junte todos os ingredientes até formar uma massa homogênea e deixe descansar por 30 minutos, abra e forre uma assadeira. Os ingredientes do recheio devem ser refogados à parte. Para montar, coloque o recheio na assadeira já forrada com a massa, cubra com o restante da massa, e leve em forno pré aquecido 200, por 30 minutos.